A importância de atividades socioeducativas no âmbito escolar

A escola é o primeiro espaço público em que a criança começa a fazer parte, onde se dá início à sua independência. Tem suas primeiras experiências individuais e de viver em comunidade. O foco pedagógico nos primeiros anos escolares é o dos estímulos às primeiras experiências desde fala, leitura a escrita.

Para crianças a partir dos 6 anos, as escolas tem unido orientações didáticas de alfabetização com atividades socioeducativas. Mas o que são essas atividades e qual sua importância no ambiente escolar e na sociedade? Pensando no desenvolvimento da criança para viver em cidadania e inserção social, a atividade tem como objetivo incentivar a convivência, participação e solidariedade. Com espaços para reflexão onde encorajam a vivência de novas experiências.

As propostas socioeducativas fortalecem a confiança, além de proporcionar a autonomia e independência e a valorização dos vínculos familiares e de comunidade. As atividades estimulam a participação na vida pública, criando o senso crítico da realidade social fazendo com que ao se questionar e comparar sobre onde vive e o ambiente em que está acostumado a ver.

Os principais temas trabalhados são: saúde, educação, esporte, lazer e cultura. Com exercícios que despertam a consciência da preservação do meio ambiente, festas e eventos que propiciaram integração da escola e a comunidade local, incentivo a frequência escolar, valorizar o processo educativo.

Desenvolvendo o senso de dignidade, solidariedade e justiça estimularam forma-se não apenas cidadãos, mas agentes de transformação social com maior perspectiva e empatia ao próximo.

FONTE:http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4442/1/MD_EDUMTE_2014_2_103.pdf